MORAR PRIMEIRO
Programa de Moradia Primeiro (Housing First) idealizado pelo FICA e pelo Padre Julio Lancellotti, gerido pelo FICA. Defende que a moradia é o primeiro passo para a reinserção social das pessoas em situação de rua e atua no modelo do Serviço de Moradia Social.
Como parte da Associação pela Propriedade Comunitária, o FICA acumula desde 2015 expertise na aquisição e gestão de propriedades urbanas sem fins lucrativos para habitação e uso socialmente justo de imóveis.
Além de ter todos os pré-requisitos legais para a compra e formalização de propriedades comunitárias, o FICA reúne profissionais e competências necessárias para realizar reformas e adequação dos imóveis. Mais do que viabilizar um teto, buscamos garantir o melhor uso e salubridade dos espaços, mesmo quando reduzidos.
Desta forma, o FICA surgiu como a alternativa mais adequada ao projeto da Paróquia São Miguel Arcanjo para adquirir os imóveis e adequá-los para receber famílias que viviam em situação de rua com segurança jurídica, estrutural e administrativa.
Infraestrutura – O desafio inicial do projeto foi encontrar imóveis com a tipologia adequada para receber as famílias a partir do orçamento disponível para aquisição e reformas necessárias.
Mobília – Além de reformados, os imóveis precisam ser equipados com mobiliário e eletrodomésticos básicos para que as famílias possam habitá-los de maneira digna, como armários, geladeira, fogão, utensílios de cozinha, máquina de lavar, camas, colchões, entre outros.
Gestão predial e condominial – Após realizadas as reformas, uma vez que as famílias já estiverem instaladas, os imóveis precisarão de manutenção e acompanhamento constantes, para garantir serviços de limpeza, eventuais reparos e conservação das instalações. O FICA, como proprietário comunitário, tem experiência neste tipo de gestão, que com o Morar Primeiro alcança maior escala e buscará também envolver e empoderar os inquilinos na zeladoria dos espaços comuns.
Desenvolvimento social – O Morar Primeiro também conta com ações de geração de trabalho e renda para os moradores, desenvolvidas em parceria com outras entidades , sob mediação do FICA. Um dos objetivos é identificar as potencialidades dos moradores e oferecer-lhes oportunidades de qualificação profissional para que possam ser inseridos no mercado de trabalho. Inicialmente, os moradores arcarão com as despesas básicas de água, luz e gás, e os custos reduzidos de aluguel social e taxas condominiais serão incorporados às despesas das famílias, de forma gradual, à medida que elas conquistarem autonomia financeira.
Nos imóveis do Morar Primeiro, procuramos incentivar a autonomia das famílias e, ao mesmo tempo, preservar a vivência comunitária do grupo. Assim, selecionamos três prédios situados num raio próximo entre si e do local onde as famílias viviam anteriormente, com as seguintes características:
- Unidades variando de 20 a 30m²
- Cada uma com quarto, banheiro e cozinha
- Lavanderias coletivas
- Áreas comuns para crianças brincarem
- Portão de entrada com interfone
Cada família irá morar em uma unidade estilo kitnet devidamente mobiliada com camas guarda-roupas, geladeira, fogão e chuveiro. Somente as lavanderias e áreas comuns são compartilhadas e de uso coletivo.
As unidades do Morar Primeiro têm medição individualizada de água, luz e gás, para que as famílias tenham suas próprias contas. Além de possibilitar que possuam um comprovante de residência, saindo da informalidade da falta de endereço, este é um passo importante para conquistar autonomia e, futuramente, custear seu próprio consumo com o avanço do programa.
O Morar Primeiro procura atender prioritariamente famílias chefiadas por mulheres, mães solo e/ou com crianças, que estejam em situação de rua e vulnerabilidade social.
As famílias atendidas foram indicadas pelo Padre Júlio Lancellotti, que identificou a vulnerabilidade extrema do grupo que sofria risco iminente de expulsão da ocupação, situada próxima à paróquia onde desenvolve seu trabalho social.
Morar Primeiro, Casa Primeiro, Moradia Primeiro… Housing First
Todas essas iniciativas com nomes parecidos são formas de traduzir uma mesma premissa: a casa é a base de todas as demais ações. O programa Housing First programa surgiu nos Estados Unidos no começo dos anos 1990 e estabeleceu uma abordagem para assistência à população em situação de rua. A metodologia prioriza o fornecimento de moradia permanente, para que isto sirva como ponto de partida, com apoio técnico e social, para que essas pessoas possam exercer direitos fundamentais, buscar objetivos pessoais, e melhorar sua qualidade de vida.
A metodologia tornou-se reconhecida internacionalmente e virou referência para políticas e projetos de organizações públicas e privadas em diversos países. É com base nela que estamos trabalhando no Morar Primeiro.
IMÓVEIS
PARCEIROS
APOIADORES
Para garantir que as moradias tenham toda a estrutura necessária para o bem-estar das famílias que ali vivem, contamos com as doações dos seguintes apoiadores:
COMO APOIAR O MORAR PRIMEIRO?
Qualquer pessoa ou instituição pode fazer doações únicas ou programadas para o programa, através do PIX morarprimeiro@fundofica.org
Depoimentos
Pe. Julio Lancellotti
Paróquia São Miguel Arcanjo
Simone Gatti
FICA
TRANSPARÊNCIA
Documentação
Apresentamos aqui a documentação que formaliza a doação e a parceria operacional firmadas entre a Paróquia São Miguel Arcanjo, representada pelo Padre Júlio Lancellotti, e o FICA, representando aqui por uma de nossas diretoras, Simone Gatti.
Compartilhamos este material como parte do nosso compromisso com a transparência e também para que possam servir de modelo e ponto de partida para iniciativas semelhantes ao Morar Primeiro.
Extratos
A cada mês, apresentamos aqui um balanço dos recursos financeiros empregados no andamento do Morar Primeiro. Em caso de dúvidas e outras informações, entre em contato pelo e-mail: morarprimeiro@fundofica.org.