FICALAB

É o nosso laboratório para incubação e aceleração de novos projetos relacionados à propriedade do solo ou temas que estejam conectados à nossa missão.

O FICALab sedia projetos em diversos estágios, realiza parcerias com instituições de pesquisa, órgãos públicos, ONG’s e coletivos. Conheça os projetos abaixo.

Em parceria coma  Fundação Tide Setúbal, estamos desenvolvendo um sistema para desenvolvimento de manutenções colaborativas. 

O projeto capacita inquilinos em concertos de hidráulica, elétrica e civil visando o desenvolvimento de autonomia na manutenção das suas casa e geração de renda. 

Em parceria com o Desis Lab da Parsons School of Design de Nova Iorque, estamos trazendo a inteligência do design de serviços públicos para o FICA e instituições similares.

O programa é financiado pelo Democracy ethics and public Trust da Henry Luce Foundation.

O MudA foi um encontro de iniciativas da sociedade civil que trabalham para promover o direito à terra e à cidade por meio de propriedades sem fins lucrativos e aluguel justo no meio urbano e peri-urbano.

Conheça os fundos incubados pelo FICA.

FICA é uma experiência única no Brasil, mas existem várias instituições no mundo que foram criadas ou vêm operando princípios semelhantes: protegendo imóveis do mercado e da especulação, […]

Durante o ano de 2020, devido à pandemia de Covid-19, a rede de apoiadores e associados FICA se juntou para criar um Fundo Emergencial, separado da arrecadação para a compra de apartamentos. Reunimos mais de R$ 180 mil para apoiar projetos de distribuição de alimentos e itens de higiene.

Contato

Entre em contato conosco para esclarecer qualquer dúvida ou nos dar sugestões. Retornaremos seu contato tão breve possível.