MORAR PRIMEIRO

Baseado no princípio de que a habitação é a base para ter acesso a outros direitos fundamentais, o objetivo do Morar Primeiro é reinserir pessoas em situação de rua na sociedade, por meio de um serviço de moradia social. Com recursos financeiros doados ao FICA pela Paróquia São Miguel Arcanjo, representada pelo Pe. Julio Lancellotti, o projeto viabilizou a aquisição e reforma de 3 imóveis, que foram ocupados por 15 famílias. 

Além de um lar, este grupo de famílias, que ocupavam dois viadutos na Zona Leste de São Paulo, também recebe acompanhamento social e participa de ações para geração de trabalho e renda, com foco na conquista da autonomia.

Morar Primeiro, Casa Primeiro,  Moradia Primeiro… Housing First

Todas essas iniciativas com nomes parecidos são formas de traduzir uma mesma premissa: a casa é a base de todas as demais ações. O programa Housing First programa surgiu nos Estados Unidos no começo dos anos 1990 e estabeleceu uma abordagem para assistência à população em situação de rua. A metodologia prioriza o fornecimento de moradia permanente, para que isto sirva como ponto de partida, com apoio técnico e social, para que essas pessoas possam exercer direitos fundamentais, buscar objetivos pessoais, e melhorar sua qualidade de vida. 

A metodologia tornou-se reconhecida internacionalmente e virou referência para políticas e projetos de organizações públicas e privadas em diversos países. É com base nela que estamos trabalhando no Morar Primeiro.

IMÓVEIS

PARCEIROS

O Projeto Morar Primeiro, gerido pelo FICA juntamente com a Paróquia São Miguel Arcanjo do Padre Júlio Lancellotti, contou com diversas parcerias que contribuíram para que ele se tornasse realidade. São eles:

APOIADORES

Para garantir que as moradias tenham toda a estrutura necessária para o bem-estar das famílias que ali vivem, contamos com as doações dos seguintes apoiadores:

Depoimentos

Pe. Julio Lancellotti
Paróquia São Miguel Arcanjo

Simone Gatti
FICA

TRANSPARÊNCIA

Documentação

Apresentamos aqui a documentação que formaliza a doação e a parceria operacional firmadas entre a Paróquia São Miguel Arcanjo, representada pelo Padre Júlio Lancellotti, e o FICA, representando aqui por uma de nossas diretoras, Simone Gatti.

Compartilhamos este material como parte do nosso compromisso com a transparência e também para que possam servir de modelo e ponto de partida para iniciativas semelhantes ao Morar Primeiro.

Extratos

A cada mês, apresentamos aqui um balanço dos recursos financeiros empregados no andamento do Morar Primeiro. Em caso de dúvidas e outras informações, entre em contato pelo e-mail: morarprimeiro@fundofica.org.