You are currently viewing Moradias compartilhadas, soluções também
Participação do Haja! no evento MudA

Moradias compartilhadas, soluções também

A moradia digna faz parte da Declaração Universal de Direitos Humanos, mas não está na realidade de muitos brasileiros. Em 2019, o déficit habitacional chegou a 5,876 milhões de moradias*, sendo que, no ano seguinte, o número se agravou devido ao aumento nos despejos em decorrência da pandemia de COVID-19.

O FICA trabalha para ampliar o acesso a imóveis por famílias de baixa renda no Centro de São Paulo e entende que para gerar maior impacto positivo no cenário de habitação brasileiro – que é tão complexo e variado – é necessário pensar em soluções de forma coletiva.

Para isso, a organização apoia projetos, ONGs e instituições que estejam ligadas à habitação social através do FICALab: um laboratório de incubação e aceleração que proporciona a troca de experiências e oportunidades de estruturação.

Dentre estes parceiros está o Haja!: uma associação sem fins lucrativos, que busca adquirir imóveis vazios, especialmente aqueles de interesse histórico e cultural em áreas centrais de Campinas, restaurá-los e disponibilizá-los para locação social.

A aceleração com o Haja! teve seu início em 2021 e, além da troca de conhecimentos e aprendizados, o FICA também disponibilizou sua estrutura administrativa e financeira, salvaguardando e aplicando recursos para que o grupo pudesse iniciar suas atividades em movimento paralelo com a sua formalização.

“O FICA nos ajudou com seu exemplo, sua motivação e expertise, orientando e compartilhando sua experiência e divulgação. Fizemos uma parceria para receber as primeiras doações via conta bancária do FICA, visto que o Haja! ainda não tinha personalidade jurídica e nem conta”, explica Dra. Vanessa Bello, Conselheira Administrativa do Haja!.

A parceria se estendeu inclusive na realização do MudA, evento organizado pelo FICA, no qual o Haja! teve participação ativa na programação e espaço na loja física, disponibilizando produtos para arrecadação. Além disso, Roberto Fontes, que é membro da equipe executiva do FICA, tornou-se um dos associados fundadores do Haja!.

Já é possível colher os frutos da aceleração: além da fundação oficial e o lançamento das redes sociais, o Haja já adquiriu seu primeiro imóvel, que está passando por avaliação e reformas e em breve estará disponível para abrigar quatro famílias.

Estas alternativas ao mercado imobiliário tradicional realizadas em rede são o primeiro passo para fomentar políticas públicas que tenham como foco a garantia de moradia digna, econômica e sustentável para todos. Assim como um lar pode ser compartilhado, a habitação social se torna possível e escalável quando trabalhamos juntos.

O FICA tem como parte essencial de sua atuação a aceleração de projetos conectados à sua missão. Se tiver dúvidas ou interesse em fazer parte, entre em contato: contato@fundofica.org 

Saiba mais sobre o Haja!: 

@fundohaja (instagram e facebook) |  fundohaja.org

*Fonte: https://habitatbrasil.org.br/deficit-habitacional-brasil/