You are currently viewing FICA recebe o Prêmio Scroll of Honour da UN-Habitat 2023

FICA recebe o Prêmio Scroll of Honour da UN-Habitat 2023

O FICA foi um dos cinco vencedores do Prêmio Scroll of Honour da UN-Habitat 2023. O prêmio reconhece contribuições notáveis em direção a um futuro urbano mais sustentável e inclusivo – iniciativas de destaque que contribuíram para a urbanização sustentável e a melhoria da qualidade de vida urbana na linha do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

O FICA recebeu destaque no cenário brasileiro devido à sua luta por moradia para famílias de baixa renda, bem como contra especulação imobiliária e gentrificação em áreas centrais do país.

A premiação foi um ponto muito importante para a história do FICA porque a gente passa a ter um reconhecimento internacional do nosso trabalho. Apesar de já termos patrocinadores internacionais, éramos pouco conhecidos internacionalmente. Estar numa premiação como essa coloca o FICA como um ator global nesse campo. Para nós foi uma surpresa e, ao mesmo tempo, muito interessante, porque as outras experiências premiadas são muito mais antigas e maiores que nós, o que mostra que estamos indo num excelente caminho. De uma certa maneira, a gente também traz para o Brasil esse reconhecimento, o que é importante para aumentar nossa captação, trabalhar melhor com os nossos investidores… O mundo inteiro agora sabe das experiências do FICA”,  celebrou Emil Lewinger, diretor do FICA que representou a organização na premiação.

Neste ano, a UN-Habitat recebeu mais de 80 indicações, incluindo indivíduos, organizações e projetos de toda a África, Ásia, Europa e América Latina. A cerimônia de entrega do Prêmio foi celebrada em escala global durante o Dia Mundial do Habitat, em 02 de outubro, no Azerbaijão, em uma ocasião dedicada a refletir sobre o estado das cidades e assentamentos.

 

Os outros vencedores são: 

– Fundação Pro Empleo Productivo, México  com programas de capacitação que promovam a geração de empregos e melhorem a produtividade econômica nas cidades; 

– Município de Dubai, Emirados Árabes Unidos com Programa de Reciclagem de Resíduos de Gordura, Óleo e Graxa para lidar com resíduos da indústria hoteleira;

– Assembleia de Moradores de Braga, Portugal  com a criação de soluções de desenvolvimento social, econômico e ambiental para todos os residentes da cidade; 

– Ecovinroment de Bumeh Slum, Serra Leoa que lida com a questão crítica da poluição plástica e seu impacto negativo no ambiente urbano.