Em parceria com a Casa do Povo, o FICA realizou uma oficina de restauro das folhas das portas de vidro da entrada da casa, conduzida pelo marceneiro Toninho Urias e sua filha, Juliana Santos. A oficina aconteceu no dia 12 de agosto, durante o ERUV – evento que envolve uma programação cultural com diversas atividades artísticas e culturais.
E você deve estar se perguntando: o que é exatamente o ERUV? É uma tradição judaica que consiste em delimitar um espaço público para permitir ações consideradas restritas durante o Shabat, como o transporte de objetos entre casas. Essa tradição possui um significado simbólico muito especial, pois o espaço público ganha uma dimensão comunitária.
A oficina fez parte da Zeladoria Ativa, projeto que inauguramos no mês passado, e foi uma oportunidade de aprender técnicas de restauro com profissionais experientes e contribuir para a conservação de um patrimônio histórico da Casa do Povo. Os participantes aprenderam como desmontar uma dobradiça de porta antiga; remover a tinta com cuidado para identificar as camadas e diferentes cores ao longo do tempo; remover os baguetes que seguram o vidro; armazenar e identificar as peças… até chegar aos passos que serão realizados no restauro das portas!
A atividade durou oito horas. Entre aqueles que estiveram presentes durante todo o processo e outros que passaram apenas pelo momento de lixar as portas, contamos com a presença de 15 pessoas.
Confira alguns registros do evento: