
FICA y el derecho a permanecer en São Paulo
Este ensayo fotográfico es parte de la obra Building Dignified Worlds: Narratives of Diversity in Housing and Property Ownership in Latin America, una colaboración entre FICA, la Fundación Magnum y el Parsons DESIS Lab de The New School, apoyada por una generosa subvención de la Fundación Henry Luce.

Recife recebe projeto de aluguel social para imigrantes em situação de vulnerabilidade
Projeto prevê a requalificação de um imóvel subutilizado na área central da capital pernambucana e espaço deve acomodar cerca de 30 imigrantes.

Recife terá espaço Casa Concórdia, projeto de moradia para imigrantes
A organização Habitat para a Humanidade Brasil apresentou a Casa Concórdia, uma iniciativa inovadora de aluguel social para imigrantes estrangeiros em situação de vulnerabilidade. A proposta é requalificar um imóvel subutilizado no centro do Recife para oferecer moradia digna e acessível a, pelo menos, 30 imigrantes que vivem na capital pernambucana.

Fundo FICA - Quem são eles e o que têm em comum conosco?
Da última vez que a SocialCaixa teve agenda em Brasília, ficamos sabendo da existência do Fundo FICA e nos interessamos em saber mais sobre ele, pois achamos fantástica a sua atuação e seu fazer em prol da Habitação de Interesse Social.

Velho Novo Centro
O GloboNews Especial Velho Novo Centro aborda os desafios e possibilidades para tornar o Centro de São Paulo mais democrático, seguro e atrativo.

Minha Casa, Minha Vida para aluguel?
A nova edição do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) foi lançada no ano passado pelo governo federal (Lei 14.620), trazendo novidades. Além dos subsídios e facilidades de financiamento para a compra de novas unidades produzidas por construtoras, o programa agora contempla aquisição de imóveis usados, reforma de edifícios subutilizados em áreas centrais, provisão de lotes urbanizados e fomento à locação social.

Gentrificação: o que é e qual o seu efeito para a cidade?
Referente ao enobrecimento de uma área urbana, o fenômeno lesa a população mais pobre, intensifica o trânsito e a violência e é também danoso ao meio ambiente.

Projeto de moradia acessível para população carente de SP vai ajudar 15 famílias
Ideia do ‘Morar Primeiro’ foi idealizada pelo Fundo FICA junto com o padre Júlio Lancelotti. Com essa quantidade de famílias, seriam cerca de 70 pessoas atendidas. Sobre o assunto, o CBN São Paulo conversa com a integrante da diretoria do fundo, Simone Gatti. Ela também é coordenadora de Desenvolvimento Urbano no WRI Brasil e Professora de urbanismo da Escola da Cidade.

Padre Julio Lancellotti cria programa de moradia para pessoas em situação de rua
Paróquia onde o padre Julio atua como pároco tem grande trabalho no atendimento à população em situação de rua.

Morar Primeiro: Padre Júlio Lancelotti lança projeto de moradia social para a população de rua
O nome é uma referência ao housing first, uma abordagem de política pública que prioriza o acesso imediato de pessoas em situação de rua a moradia.
CARTA CAPITAL I 23-03-2023 I SOCIEDADE

Padre Julio Lancellotti e organização lançam programa de moradia para pessoas em situação de rua
Iniciativa adquiriu três imóveis para acolher 15 famílias que viviam sob viadutos da capital.

Os investidores que querem hackear o sistema e democratizar a habitação
Iniciativas como a do Fundo Fica, Compartilha e SOMA são inovadoras. É certo que ainda são embrionárias e precisam se mostrar escaláveis. Mas o importante é que já estão na rua e buscam, na prática, dar a sua contribuição para que as nossas cidades sejam mais inclusivas e menos desiguais.

Projetos imobiliários inovadores ampliam acesso à moradia digna
O Fundo FICA, recentemente, ampliou seu escopo de atuação por meio do Compartilha, que intervém na realidade dos cortiços, adquirindo imóveis, recuperando-os e formalizando as relações de aluguel – e praticando um preço 30% abaixo da média do mercado. Os investidores, motivados pela causa, são remunerados com algum retorno financeiro.

Fundo Fica atua na redução do déficit de moradias com aluguéis a preços acessíveis
São 17,9 milhões as moradias vazias no Brasil. Enquanto 1% dos proprietários concentra 45% dos imóveis somente em São Paulo, com 6,3 milhões de moradias seria possível zerar o déficit habitacional no Brasil. A partir desses números e de um incômodo nasceu o Fundo Fica.

Projeto tira famílias de cortiços para viver em imóvel reformado e compartilhado
Fundo imobiliário para população de baixa renda encabeça iniciativa que finalizou as obras da primeira casa neste mês

Fundo compra casas para oferecer aluguel 30% menor a famílias pobres
Projeto quer estimular a figura do investidor social não especulativo.

Projeto transforma cortiços em casas compartilhadas em SP
O FICA lança o Projeto Compartilha que vai transformar cortiços em casas compartilhadas no centro de São Paulo (SP). O fundo imobiliário é direcionado para propriedades comunitárias que viabilizem aluguéis acessíveis de moradias para famílias de baixa renda.

Crowdfunding Downtown
ENTREVISTA – Renato Cymbalista (FICA) and George Kafka