Contato
Clique no botão para mandar uma mensagem com as suas dúvidas ou sugestões. Retornaremos seu contato tão breve possível.
Como uma alternativa ao mercado de cortiços, mobiliza investidores sociais e os recursos de aluguel que já circulam nesses imóveis para um circuito ético e formal.
O investimento é 100% seguro, garantido pelo próprio imóvel.
É um projeto que adquire e reforma imóveis em bairros centrais de São Paulo, com empréstimos de impacto social.
O Fundo FICA é um fundo de doações. O Compartilha é um fundo novo, de investimentos de impacto social. Os recursos do Compartilha não se misturam com os do Fundo FICA, que segue crescendo normalmente.
Imóveis antigos em risco de serem transformados em cortiços ou mesmo imóveis já utilizados como cortiços no presente.
Uma equipe profissional agregada pelo FICA, que já tem experiência em aluguel social, assessorada por consultores especializados.
Sim. Já mobilizamos recursos e adquirimos um primeiro imóvel no bairro do Bom Retiro. Está em curso a captação para a compra do segundo imóvel.
No primeiro projeto, o valor mínimo é de R$ 10 mil. Estamos trabalhando para reduzir este valor.
Por um instrumento chamado contrato de mútuo. É um empréstimo.
O retorno financeiro é de 4% brutos ao ano. Não é um investimento de alta rentabilidade, é para quem está interessado no impacto social, no mundo que nossos recursos ajudam a construir.
É muito seguro. O imóvel garante o investimento. No pior cenário imaginável, vende-se o imóvel e devolve-se o dinheiro aos investidores.
O dinheiro é devolvido em 20 semestres. A cada semestre é devolvido 5% do principal, acrescido de juros.
Enviamos relatórios semestrais de acompanhamento do projeto.
O empréstimo deverá ser indicado na declaração de ajuste anual do Imposto de Renda do investidor, na seção “51 – Crédito decorrente a empréstimo”, na ficha Bens e Direitos. Ao final de cada ano o FICA enviará os dados aos investidores e orientações para o preenchimento da declaração.
O projeto foi selecionado entre mais de mil propostas e acelerado no LabHabitação da Artemísia entre outubro e dezembro de 2020.
O Compartilha é parte de uma rede global, a Wealth Inequality Initiative, destinada a integrar pessoas de diferentes grupos sociais em torno de quatro objetivos comuns: colocar em foco a desigualdade socioeconômica, produzir conhecimento, mobilizar diversos atores na redução dessa desigualdade e propor ações para a construção de uma sociedade mais igualitária.
Foi também um dos 6 finalistas do prêmio Architecture in Development e a equipe está passando por uma aceleração de seis meses.
Estruturação: FICA
Modelagem Jurídica: MAB Advogados
Modelagem Financeira: IRR Capital / Citas Co-Living
Modelagem de Apoio Social: Ivaloo Gusmão e Cintia Fidelis
Organização Comunitária: Empreendedoras Sin Fronteras/Flor de Kantuta (Casa do Povo)
Coordenação geral: Simone Gatti, Emil Lewinger
Clique no botão para mandar uma mensagem com as suas dúvidas ou sugestões. Retornaremos seu contato tão breve possível.