JARAGUÁ

Onde está

O imóvel fica localizado no Bom Retiro, bem perto de outro imóvel FICA, a Casa Anhaia.

O bairro é composto por três áreas distintas: a região de fábricas e lojas de roupa grande polo de empregos; a parte mais próxima do metrô e onde se concentra o maior número de apartamentos antigos e instituições culturais e pela parte conhecida como o Baixo Bom Retiro, mais perto da margem do Rio Tietê e Tamanduateí e também local onde se concentram a maior oferta de moradias informais e de baixo custo. É no Baixo Bom Retiro que adquirimos 2 imóveis, a Casa Anhaia e este. 

O bairro tem sofrido um processo de gentrificação lento, com o surgimento de lojas de luxo de marcas de tênis e roupas e bares caros. Por isso escolhemos este bairro para abrigar dois imóveis nossos. 

Como é

Jaraguá é uma casa compartilhada por uma família estendida de avós, dois filhos e netos. O imóvel faz parte do programa Compartilha e foi adquirido através de recursos de investidores sociais. A casa possui 84m², três quartos, dois banheiros, uma sala e uma cozinha.

História

O imóvel é apenas uma parte de uma quadra de casas geminadas. Essa tipologia é muito presente na região em que o imóvel se encontra. Com a aquisição dele, contribuímos para garantir não apenas a permanência de opções de moradia acessível, como também pela manutenção do conjunto.

• Entrou no FICA: 2021
• Área total: 84 m²
• Localização: Bom Retiro 
• Moram no imóvel: 5 adultos e 2 crianças
• Modelo de aquisição: empréstimos sociais