Realizado em parceria com o padre Julio Lancellotti, programa oferece moradias dignas e seguras e reinserção socioeconômica para pessoas em situação de rua.
O tema da 14ª edição da Bienal de Arquitetura de SP é “Extremos: uma arquitetura para o mundo quente”, e traz reflexões sobre como a arquitetura e o urbanismo devem se adaptar diante das mudanças climáticas.
Além das questões ambientais, a Bienal também aborda temas sociais fundamentais, como a habitação. O pavilhão do Fica (Fundo de Apoio à Moradia) é um bom exemplo: ele apresenta uma das moradias já produzidas pelo fundo, que busca garantir aluguel a preços justos para famílias de baixa renda, pessoas em situação de rua ou que vivem de aluguel precário.
A Casa da Concórdia está chegando ao Recife para abrir novas possibilidades de vida!
Fruto da parceria entre a Habitat Brasil e o Fundo FICA (@fundofica ), o espaço será destinado ao aluguel social para imigrantes, garantindo acesso a uma moradia segura, acessível e adequada para quem busca recomeçar a vida em um novo país.
Mais do que um teto, a Casa da Concórdia representa acolhimento, proteção e a chance de reconstruir caminhos com dignidade. Estamos muito felizes de contar com a parceria do Fundo FICA, que chega para somar e ampliar a rede comprometida com o direito à moradia e a inclusão social no Recife.
Garantir a permanência das pessoas sem renda
ou com baixo poder aquisitivo em regiões que passam por
processos de valorização imobiliária e gentrificação é o mote
nos vários programas do FICA, cuja atual diretoria é composta
pelo trio: Simone Gatti, Renato Cymbalista e Emil Lewinger.
Programa de Habitação para pessoas em situação de rua precisa envolver gestão contínua; parceria com organizações sociais pode ser o caminho.
O Ministério das Cidades anunciou que irá destinar 3% do programa Minha Casa Minha Vida para a população em situação de rua. A notícia é muito importante, mas uma série de medidas precisa ser equacionada. A principal delas é estruturar um modelo de gestão de longo prazo, e os governos precisam de apoio da sociedade para isso.
Este ensayo fotográfico es parte de la obra Building Dignified Worlds: Narratives of Diversity in Housing and Property Ownership in Latin America, una colaboración entre FICA, la Fundación Magnum y el Parsons DESIS Lab de The New School, apoyada por una generosa subvención de la Fundación Henry Luce.
Projeto prevê a requalificação de um imóvel subutilizado na área central da capital pernambucana e espaço deve acomodar cerca de 30 imigrantes.
Habitat para a Humanidade Brasil e Fundo FICA anunciam iniciativa pioneira para oferecer moradia digna a imigrantes
A crise migratória global tem impactos significativos nas cidades brasileiras, e a capital pernambucana não é exceção. Para enfrentar esse desafio, a organização Habitat para a Humanidade Brasil, em parceria com o Fundo FICA, lança a Casa da Concórdia, uma iniciativa inovadora de aluguel social voltado a imigrantes estrangeiros em situação de vulnerabilidade.
A organização Habitat para a Humanidade Brasil apresentou a Casa Concórdia, uma iniciativa inovadora de aluguel social para imigrantes estrangeiros em situação de vulnerabilidade. A proposta é requalificar um imóvel subutilizado no centro do Recife para oferecer moradia digna e acessível a, pelo menos, 30 imigrantes que vivem na capital pernambucana.
Da última vez que a SocialCaixa teve agenda em Brasília, ficamos sabendo da existência do Fundo FICA e nos interessamos em saber mais sobre ele, pois achamos fantástica a sua atuação e seu fazer em prol da Habitação de Interesse Social.

Velho Novo Centro
O GloboNews Especial Velho Novo Centro aborda os desafios e possibilidades para tornar o Centro de São Paulo mais democrático, seguro e atrativo.

Minha Casa, Minha Vida para aluguel?
A nova edição do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) foi lançada no ano passado pelo governo federal (Lei 14.620), trazendo novidades. Além dos subsídios e facilidades de financiamento para a compra de novas unidades produzidas por construtoras, o programa agora contempla aquisição de imóveis usados, reforma de edifícios subutilizados em áreas centrais, provisão de lotes urbanizados e fomento à locação social.

Gentrificação: o que é e qual o seu efeito para a cidade?
Referente ao enobrecimento de uma área urbana, o fenômeno lesa a população mais pobre, intensifica o trânsito e a violência e é também danoso ao meio ambiente.

Projeto de moradia acessível para população carente de SP vai ajudar 15 famílias
Ideia do ‘Morar Primeiro’ foi idealizada pelo Fundo FICA junto com o padre Júlio Lancelotti. Com essa quantidade de famílias, seriam cerca de 70 pessoas atendidas. Sobre o assunto, o CBN São Paulo conversa com a integrante da diretoria do fundo, Simone Gatti. Ela também é coordenadora de Desenvolvimento Urbano no WRI Brasil e Professora de urbanismo da Escola da Cidade.

Padre Julio Lancellotti cria programa de moradia para pessoas em situação de rua
Paróquia onde o padre Julio atua como pároco tem grande trabalho no atendimento à população em situação de rua.

Morar Primeiro: Padre Júlio Lancelotti lança projeto de moradia social para a população de rua
O nome é uma referência ao housing first, uma abordagem de política pública que prioriza o acesso imediato de pessoas em situação de rua a moradia.
CARTA CAPITAL I 23-03-2023 I SOCIEDADE

Padre Julio Lancellotti e organização lançam programa de moradia para pessoas em situação de rua
Iniciativa adquiriu três imóveis para acolher 15 famílias que viviam sob viadutos da capital.

Os investidores que querem hackear o sistema e democratizar a habitação
Iniciativas como a do Fundo Fica, Compartilha e SOMA são inovadoras. É certo que ainda são embrionárias e precisam se mostrar escaláveis. Mas o importante é que já estão na rua e buscam, na prática, dar a sua contribuição para que as nossas cidades sejam mais inclusivas e menos desiguais.

Projetos imobiliários inovadores ampliam acesso à moradia digna
O Fundo FICA, recentemente, ampliou seu escopo de atuação por meio do Compartilha, que intervém na realidade dos cortiços, adquirindo imóveis, recuperando-os e formalizando as relações de aluguel – e praticando um preço 30% abaixo da média do mercado. Os investidores, motivados pela causa, são remunerados com algum retorno financeiro.

Fundo Fica atua na redução do déficit de moradias com aluguéis a preços acessíveis
São 17,9 milhões as moradias vazias no Brasil. Enquanto 1% dos proprietários concentra 45% dos imóveis somente em São Paulo, com 6,3 milhões de moradias seria possível zerar o déficit habitacional no Brasil. A partir desses números e de um incômodo nasceu o Fundo Fica.

Projeto tira famílias de cortiços para viver em imóvel reformado e compartilhado
Fundo imobiliário para população de baixa renda encabeça iniciativa que finalizou as obras da primeira casa neste mês

Fundo compra casas para oferecer aluguel 30% menor a famílias pobres
Projeto quer estimular a figura do investidor social não especulativo.

Projeto transforma cortiços em casas compartilhadas em SP
O FICA lança o Projeto Compartilha que vai transformar cortiços em casas compartilhadas no centro de São Paulo (SP). O fundo imobiliário é direcionado para propriedades comunitárias que viabilizem aluguéis acessíveis de moradias para famílias de baixa renda.

Crowdfunding Downtown
ENTREVISTA – Renato Cymbalista (FICA) and George Kafka