Tomaz de lima

Este apartamento é o primeiro apartamento FICA inteiramente adquirido por financiamento coletivo. É uma conquista de todos nós e é também um marco importante para a consolidação do projeto.

Onde está

No bairro da Liberdade, a 7 minutos andando do metrô liberdade (500m) e 6 minutos da estação da Sé (550m). Numa rua calma com pequenos comércios.

Como é

O apartamento possui 57 m² e está localizado na região central de São Paulo. Conta com uma cozinha, um banheiro, uma sala e um quarto bem grande com duas janelas opostas.

Reforma do apartamento

Para elaboração do projeto de reforma do Apartamento 2, convidamos associados, apoiadores e simpatizantes para participar de 4 encontros virtuais. O projeto foi desenvolvido coletivamente e a obra está sendo supervisionada pelo associado Artur Duarte.

Também contamos com doações de móveis, materiais de construção e apoio financeiro da nossa rede de apoiadores. Agradecemos especialmente à Hertz Esquadrias, que doou todas as novas janelas para o apartamento. 

Seleção dos moradores

Aqui, assim como na reforma, contamos com a colaboração de voluntários para este processo. Em reuniões semanais, foram discutidos todos os procedimentos e critérios de seleção dos novos moradores. São eles: renda da família (entre 2 e 3 salários mínimos), presença de crianças, família chefiada por uma mulher (cis ou trans) e trabalho no centro. Neste processo, demos prioridade para pessoas pretas, pardas ou indígenas.

As indicações das famílias foram feitas por instituições parcerias, como Unificação das Lutas de Cortiços (ULC) e Centro de Direitos Humanos Gaspar Garcia.

Contato

Entre em contato conosco para esclarecer qualquer dúvida ou nos dar sugestões. Retornaremos seu contato tão breve possível.