You are currently viewing Soluções de projeto para espaços compartilhados – Oficina Projetar no Pequeno

Soluções de projeto para espaços compartilhados – Oficina Projetar no Pequeno

Entre os dias 5 e 20 de novembro de 2021 realizamos, em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, o Goethe Institut São Paulo e a Tiny Foundation de Berlim, uma oficina para o desenvolvimento de projetos para a Casa Jaraguá, a primeira casa Compartilha

Os trabalhos foram realizados por 10 grupos (duplas e trios) de alunos e arquitetos recém-formados. Contamos com reuniões diárias e orientação dos Professores José Eduardo Baravelli e Renato Cymbalista (FAUUSP) e dos arquitetos Van Bo Le Mentzel (Tiny House Foundation), Artur Duarte (mestre FAU-USP) e Hugo Bellini (Volumétrica Arquitetura).

O arquiteto Van Bo Le Mentzel é especialista em espaços pequenos. Seu trabalho visa, por meio de um desenho inteligente, possibilitar moradias menores e, portanto, mais acessíveis. Em 2015, em meio a crise de refugiados na Alemanha, o arquiteto, ao se deparar com muitas pessoas esperando numa fila por uma vaga em um asilo em Berlim, construiu rapidamente um abrigo com pedaços de madeira encontrados na rua.

A partir dessa experiência, ele criou em 2019 a Tiny Foundation. Hoje desenvolve um projeto, em parceria com a Bauhaus-Archiv, para o desenvolvimento de casas com 10m² e sobre rodas, o espaço de uma vaga de garagem. Esses conhecimentos são muito úteis também para desenvolvimento de melhores soluções para casas compartilhadas, uma realidade muito comum para estudantes e famílias com poucos recursos de todo o mundo. Por isso, sua participação na oficina foi fundamental.  

As propostas desenvolvidas variam de mínimas intervenções (e menor custo) até remodelações amplas das divisões dos ambientes. Todos com estratégias para otimizar o espaço considerando como inquilinos uma família estendida, composta por 1 casal, 2 filhos, 1 jovem adulto e 1 casal de idosos. Além disso, a linguagem varia bastante: inicialmente os alunos trabalhavam com maquetes, mas ao final haviam aquarelas, desenhos em quadrinho, renders realistas e desenhos técnicos. Você pode ver os resultados finais aqui.

A mudança da família deve ocorrer até o final de 2021. Pretendemos agora iniciar uma análise de estimativa de custos e viabilidade estrutural/jurídica em conjunto com os profissionais da rede Architecture in Development, de quem estamos recebendo uma aceleração. Por último, depois dessas análises, abriremos um espaço de conversa com os novos habitantes para mostrar as propostas e acertar as reformas desejáveis.