LAMEIRÃO

Onde está

No Brás, centro de São Paulo, perto dos bairros Mooca e Canindé.

É famoso no país inteiro pelo tradicional comércio de roupas e acessórios, além de possuir também uma região de venda de madeiras e móveis e também a zona cerealista, o que o caracterizou como um bairro industrial e referência no comércio popular. 

Lá está localizado o Largo da Concórdia, o Parque Benemérito José Brás, o Museu Catavento, opções de esporte e lazer. Além disso, o bairro possui duas estações de metrô.

Como é

É um sobrado com três quartos, 1 banheiro, sala, cozinha e um quintal generoso. É um sobrado muito antigo, num quarteirão de casas geminadas que já sofre hoje com um processo de venda e descaracterização.

História

A Lameirão é uma casa compartilhada que é administrada pelo FICA e faz parte do programa Compartilha. A casa não foi comprada e é um teste do FICA no modelo de aluguel e sublocação. A tese é que por sermos uma organização confiável e respeitada conseguimos alugar imóveis por um valor abaixo de mercado e sublocá-los para populações com dificuldade de comprovação de renda e de formalização de contratos tradicionais. Os proprietários, além de estarem contribuindo para uma iniciativa social, ganham o cuidado do imóvel e um retorno financeiro justo. 

• Entrou no FICA: 2021
• Área total: 80 m²
• Localização: Brás
• Moram no imóvel: 3 adultos e 2 crianças
• Modelo de aquisição: locação e sublocação