Contato
Clique no botão para nos enviar uma mensagem com as duas dúvidas ou sugestões. Retornaremos seu contato tão breve possível.
O FICA é uma experiência única no Brasil, mas existem várias instituições no mundo que foram criadas ou vêm operando princípios semelhantes: protegendo imóveis do mercado e da especulação, e garantindo seu uso de forma econômica, justa e sustentável por famílias de baixa renda. Essas experiências são em geral vinculadas a territórios específicos. O projeto “O que é um proprietário ético?” levanta e sistematiza essas experiências, mostrando que trata-se de um movimento global e não de uma série de experiências heróicas isoladas.
O projeto começou com a exposição do FICA na Bienal de Arquitetura de Chicago, que levou o nome “O que é um proprietário ético”, trazendo uma instalação 1:1 do Apartamento #1 com informações sobre déficit habitacional no Brasil e em São Paulo, a experiência desse modelo pelo FICA, e uma pesquisa sobre projetos semelhantes pelo mundo, abrindo o debate sobre o papel dos proprietários na construção de cidades mais justas e as alternativas construídas pela sociedade civil.
Faz parte do projeto uma publicação bilíngue lançada em setembro de 2019 chamada O que é um proprietário ético? , que traz essas experiências internacionais, seus modos de trabalho e desafios, as parcerias possíveis com o poder público ou com proprietários privados.
A publicação estimula a conversa e uma aproximação necessária para compartilhar soluções e multiplicar projetos.
Em outubro de 2019, inicia-se a segunda etapa do projeto, prosseguindo com a sistematização de experiências.
Em dezembro de 2019 o FICA coordenou um seminário internacional durante a Bienal de Arquitetura de Chicago com o mesmo tema.
Centenas de instituições sem fins lucrativos operam a ideia da propriedade ética em todo o mundo. São organizações que, assim como o FICA, detêm propriedades e buscam mobilizá-las de acordo com regras alternativas ao mercado.
O FICA vem identificando essas propriedades e organizando-as no mapa abaixo. O mapa mostra que a construção de alternativas ao mercado imobiliário especulativo é um movimento global. O mapa é uma ação política que busca visibilizar em uma moldura comum iniciativas que em geral são vistas como isoladas.
É também um instrumento que facilita a busca e a pesquisa, para facilitar a sempre necessária avaliação das experiências.
Clique no botão para nos enviar uma mensagem com as duas dúvidas ou sugestões. Retornaremos seu contato tão breve possível.