FUNDO PATRIMONIAL FICA

Fundos patrimoniais (endowments) são fundos na forma de bens ou recursos financeiros geridos por instituições sem fins lucrativos para custear suas atividades e perpetuar sua existência. O montante principal é resguardado e apenas os rendimentos são gastos, de forma a preservar o valor principal. Em junho de 2020, o FICA iniciou a construção de seu fundo patrimonial, que é separado do fundo principal do FICA. A criação do fundo foi sugerida pelo nosso Conselho Consultivo Internacional. Três pressupostos orientam essa concepção: a progressividade, o investimento ético e a transparência.

Progressividade

O FICA não partiu da iniciativa de um grande filantropo. Recebe doações em geral de valor pequeno e vem crescendo organicamente desde que foi criado em 2015. Assim funciona com o fundo patrimonial do FICA, que nasce pequeno e vai crescendo com o passar do tempo.

Iniciamos com um fundo segregado dentro da conta bancária do FICA, utilizando a estrutura administrativa existente. A meta é atingir R$ 450.000, dentro de três anos. A partir desse valor, o fundo pode começar a desembolsar recursos para ajudar a cobrir os custos administrativos da instituição.

Atualmente, o saldo do fundo está em R$ 150.000. Contribua para a sustentabilidade do FICA doando para o fundo patrimonial.

Associe-se ao FICA

1. Apoie o FICA mensalmente com o valor que quiser;

2. Escreva para a gente dizendo que gostaria de se associar: contato@fundofica.org;

3. Nós iremos te responder com um formulário de inscrição. Você poderá participar de assembleias e ações do FICA.

Investimento ético

Para nós, não faz sentido realizar investimentos em aplicações de empresas que não sejam sustentáveis, violem direitos humanos e que não estejam alinhadas com o que defendemos. Empregaremos os recursos de seu fundo patrimonial em investimentos éticos, mesmo que isso signifique a obtenção de rentabilidade mais baixa.

Atualmente, parte do fundo é investido no projeto RequaliFICA, mecanismo de investimento de impacto social para compra de cortiços em edifícios antigos de São Paulo. Com isso, viabilizam-se ciclos econômicos virtuosos com o pagamento dos aluguéis de baixa renda.

Transparência

Anualmente, o FICA divulga os resultados do endowment em seu balancete de prestação de contas, e dedica uma seção de seu relatório anual à análise do estado do endowment. A partir de 2021, as contas do FICA passarão a ser auditadas, garantindo ainda mais transparência.

Contato

Clique no botão para mandar uma mensagem com as suas dúvidas ou sugestões. Retornaremos seu contato tão breve possível.