Contato
Clique no botão para nos enviar uma mensagem com as suas dúvida ou sugestões. Retornaremos seu contato tão breve possível.
O Fundo Agroecológico foi um projeto de incubação de um novo fundo semelhante ao FICA para a salvaguarda de terras para a agricultura justa – aquela que respeita os limites do meio ambiente, protege a biodiversidade e remunera corretamente os agentes envolvidos.
Entre junho de 2019 e fevereiro de 2020, em parceria com o Instituto Ibirapitanga e o Goethe Institut, organizamos oficinas com diferentes atores do Brasil ligados às atividades rurais. O objetivo dessa fase era entender as especificidades dessa realidade e estabelecer um diálogo com possíveis parceiros. Essa etapa resultou em um livro, de mesmo nome, que sistematizou os conhecimentos levantados e em modelos de contratos de arrendamento
Em parceria entre o FICA, o Goethe-Institut e o Instituto Ibirapitanga, a primeira fase do projeto contou com uma pesquisa e uma oficina com produtores agrícolas. O objetivo foi pesquisar, discutir e gerar conteúdos que estimulem e permitam o acesso à terra para esse tipo de agricultura por meio da experiência compartilhada dos participantes.
Além do conhecimento criado pela troca de experiências, foram elaborados arranjos organizacionais e propostas de documentos que visam a garantir a permanência de projetos ligados à agricultura sustentável e favoreçam a criação de novas iniciativas similares.
A segunda fase, também com o apoio do Instituto Ibirapitanga, foi de modelagem institucional do novo fundo. Em março de 2021 foi feito um lançamento virtual do FUA, Fundo Agroecológico com um site e redes sociais independentes. Em poucos meses o FUA já conta com uma rede de apoiadores e uma comunidade interessada e atuante, composta por agricultores, um Grupo de Referência diverso e um grupo de consumo. O Fundo Agroecológico já atua como um projeto independente, o que mostra que as nossas tecnologias têm replicabilidade e que somos capazes de incubar novas iniciativas.
Coordenação de projeto: Gabriel Volich
Assistente de coordenação: Karoline Barros
Consultoria: André Biazoti
Entrevistas com agricultores: Adriana Sampaio, André Biazoti, Camila Abbatepaulo, Celia Cymbalista, Danilo Luna, Eduarda Maia, Gabriel Palladini, Gabriel Volich, Iasmim Ogata, Karina Neves, Luanda Vannuchi, Mariana Hyppolito, Rebeca Lopes, Renato Cymbalista, Rodrigo Valdes, Tania Knapp da Silva e Thalita Aureliano dos Santos
Assessoria na formulação de instrumentos jurídicos: MAB Advogados – Vivian Barbour e Thales Gomes de Lima; Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques – Sociedade de Advogados – Mariana Chiesa, Natalia Toito Galli
Representantes do Goethe-Institut: Tatjana Lorenz e Yara Schöler Castanheira
Coordenação do projeto: Anita Valente, Izabela Borba e Cíntia Marcucci.
Consultoria local: Arpad Spalding
Modelagem econômica: Gabriel Volich
Clique no botão para nos enviar uma mensagem com as suas dúvida ou sugestões. Retornaremos seu contato tão breve possível.