JÚLIO MESQUITA

Este apartamento foi o primeiro passo do FICA na criação de um modelo alternativo de propriedade no Brasil. A partir dessa experiência-piloto, provamos que é possível garantir moradia a preços acessíveis nas regiões centrais.

Onde está

Na Praça Júlio Mesquita, bem no centro de São Paulo. Perto da estação de metrô, pontos de ônibus, ciclovias, bibliotecas, cinemas, museus, áreas verdes, Sesc, comércio, empregos. Um lugar diversificado, com vida de dia e de noite.

Como é

O apartamento possui 47 m² e está localizado no centro de São Paulo. Este apartamento foi adquirido em 2017 e foi reformado com doações, para melhorar a entrada de luz natural e abrigar com qualidade a primeira família em um projeto do FICA. A família que mora aqui, hoje, é composta por um casal e três crianças.

Valor de aluguel

Em julho de 2019, após um cuidadoso processo de seleção, ele foi alugado por 633 reais mensais – um valor que corresponde a cerca de 50% do preço de mercado.

Esse valor foi pensado a partir do preço de custo do apartamento, e é dividido por: taxa para custos administrativos do FICA (100 reais), taxa de desgaste do apartamento (100 reais), contribuição para a compra de novos apartamentos (100 reais), seguro (20 reais) e taxa de condomínio (313 reais).

Processo de seleção

A seleção foi realizada por meio de sugestões de entidades ligadas à moradia em São Paulo de famílias que preenchiam o perfil para este projeto-piloto: família chefiada por mulher; qualquer composição familiar pode ser aceita; deve existir pelo menos uma criança no domicílio; trabalhar na região central. Para saber mais sobre o processo de seleção, acesse o Relatório pelo botão a seguir.

Nossa ação não para aí: anualmente vemos como a família está para entender o impacto da casa em diversos aspectos da vida, como saúde, educação, renda/trabalho, lazer e cultura. O impacto de 1 ano de apartamento novo pode ser acessado abaixo.

Já pensou em apoiar o FICA?

Contato

Entre em contato conosco para esclarecer qualquer dúvida ou nos dar sugestões. Retornaremos seu contato tão breve possível.