CABURÉ

Este imóvel é o primeiro do Programa Moradia Estudantil.Nossa primeira seleção aconteceu em setembro de 2023. Os espaços foram alugados para estudantes de pós-graduação que recebem auxílio estudantil da Universidade (PAPFE). 

O aluguel varia entre 800 reais (apartamentos individuais) e 1000 reais (apartamentos para duas pessoas). Este valor é menos da metade do que custam os apartamentos equivalentes no mercado. 

Em breve informaremos o próximo processo seletivo. 

Onde está

Localizado na Vila Indiana, a 100 metros de uma das entradas da USP, o edifício Caburé encontra-se em um bairro conhecido pela vida estudantil. No entanto, a moradia na região está se tornando cada vez mais inacessível e sujeita à especulação imobiliária.

Em frente ao edifício, estão as Nascentes do Rio Iquiririm, que foram redescobertas pelo coletivo Rios e Ruas e são cuidadas pela comunidade local. O Caburé é vizinho da Horta Iquiririm, um projeto coletivo da vizinhança. Todos os primeiros domingos do mês, é realizado um mutirão para cuidar das nascentes e da horta, e, se tiver sorte, ainda pode-se aproveitar um sambinha ao final.

Como é

O prédio possui 20 estúdios mobiliados, cada um com banheiro, sendo 15 estúdios destinados a um morador e 5 estúdios para dois moradores. Além disso, há áreas comuns, uma sala de estudos e uma lavanderia coletiva.

História

O imóvel foi adquirido por uma família apoiadora e cedido em comodato para o FICA. O nome do edifício foi escolhido em referência a uma corujinha brasileira, símbolo da sabedoria. O imóvel destina-se a estudantes da USP que recebem auxílio estudantil da universidade. O valor do aluguel será o mais baixo da região, garantindo alta qualidade de moradia e apoio para a manutenção e organização condominial.
 
O FICA criou um fundo para o imóvel, chamado Fundo Caburé, que ajudará a custear a manutenção do prédio, permitindo a manutenção de aluguéis baixos e melhores condições de moradia. 
 
Você pode contribuir com o Fundo Caburé por meio da chave PIX: cabure@fundofica.org. O projeto do edifício Caburé foi aprovado pelo Fundo Patrimonial da USP, e estamos construindo uma parceria institucional para receber doações através desse fundo.

• Entrou no FICA: 2023
• Área total: 400 m²
• Localização: Butantã
• Moram no imóvel: ainda desocupado
• Modelo de aquisição: comodato
• Status: em teste