ANHAIA

Este apartamento foi o segundo imóvel comprado por meio de doações dos nossos apoiadores.

Onde está

No Bom Retiro, centro de São Paulo, perto do Rio Tietê e dos bairros Campos Elíseos e Barra Funda.

O bairro é conhecido pelo seu pólo têxtil com fábricas e lojas próximas da Rua José Paulino, que gera muitos empregos para populações migrantes e de baixa escolaridade. Há também uma enorme diversidade de instituições culturais como o Centro Oswald de Andrade, a Casa do Povo, a  Pinacoteca e bem perto o Parque e a Estação da Luz e o Museu de Arte Sacra. 

É também historicamente um local de acolhida de imigrantes e a grande diversidade de restaurantes de famílias gregas, árabes, judias, colombianas, paraguaias e muitas outras conta bem essa história. Em 2019, o bairro foi considerado o mais descolado do Brasil pela revista britânica Time Out.

Além disso, é onde fica localizado outro imóvel nosso, a Casa Jaraguá e a nossa salinha, na Casa do Povo. Por esses motivos, o bairro está passando por um processo de gentrificação. Já podemos observar o surgimento de bares, bem como lojas de grife de roupas e tênis.

Como é

O imóvel possui 85 m², com dois quartos, uma cozinha e um banheiro espaçosos, um quintal pequeno e duas salas. Está em fase de reformas.

História

O apartamento entrou no FICA em 2022. A propriedade estava fragmentada entre 13 pessoas da mesma família, condição esta que contribuiu para que o imóvel ficasse vazio e o que tornou o processo de compra muito mais lento do que o tradicional. Por sermos um proprietário social, com menor urgência na compra de um imóvel e com apoio de dois escritórios de advocacia, conseguimos adquirir imóveis nesta condição de propriedade. Mediante o pagamento de um sinal, assumimos a posse do imóvel no ato da assinatura do contrato de compra e venda e pudemos desde o início dar um uso ao imóvel, que já abrigou eventos do FICA e até exposições.

• Entrou no FICA: 2022
• Área total: 85 m²
• Localização: Bom Retiro 
• Moram no imóvel: ainda desocupado
• Modelo de aquisição: doações
• Status: em reforma